top of page

Blog

Mais do que uma TPM

Conversando sobre o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual

Nervosa

Muitas mulheres em idade reprodutiva apresentam sintomas físicos e psíquicos relacionados ao ciclo menstrual. Entretanto, embora possam existir (não são necessários para o Diagnóstico) sintomas físicos no Transtorno Disfórico Pré-menstrual (TDPM), as queixas psíquicas são bem mais relevantes, causando graves prejuízos na vida destas mulheres.


São essenciais ao transtorno a labilidade do humor, irritabilidade, disforia e sintomas de ansiedade que ocorrem repetidamente durante a fase pré-menstrual do ciclo e remitem por volta do início da menstruação ou logo depois. O auge dos sintomas ocorre, geralmente no inicio da menstruação, mas podem perdurar por alguns dias depois do priemiro dia da menstruação. Ainda, devem ter ocorrido na maioria dos ciclos menstruais durante o último ano e ter um efeito adverso no trabalho ou no funcionamento social. Os sintomas remitem na fase folicular do ciclo menstrual.


O sofrimento pode manifestar-se por prejuízo social através de discórdia conjugal e problemas

com os filhos, outros membros da família ou amigos.


Os sintomas geralmente cessam após a menopausa, mas podem recidivar com a Terapia de reposição hormonal.


O TDPM tem prevalência de 2-6%, com início no período pré-menstrual e alívio logo após início da menstruação, e tem pico de incidência entre 25 e 35 anos de idade.


A principal hipótese etiopatológica é uma maior sujeição a alterações de humor no período pré-menstrual, por uma maior sensibilidade às flutuações hormonais próprias ciclo menstrual. Nestas mulheres, mesmo com hormônios gonadais em níveis normais, haveria uma maior propensão a alterações em via serotoninérgica.


Os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) são a escolha para o tratamento. A Fluoxetina e a Sertralina não os inibidores mais efetivos para sintomas. A prescrição de anticoncepcionais, tanto orais quanto parenterais (implantes, adesivos, injeções regulares), contínuos, com o propósito de promover amenorréia e, assim evitar a oscilação cíclica de esteróides, tem mostrado bons resultados.


Contudo, é necessário, antes, distinguir TDPM de exacerbações de transtornos psiquiátricos prévios e possíveis diagnósticos diferenciais.



Dr. Álvaro Gasparini



Postagens
Arquivo
Redes Sociais
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page