top of page

Blog

Sono e qualidade de vida


Noites mal dormidas interferem diretamente no seu dia. Cansaço, irritabilidade e dificuldade de concentração são sintomas que aparecem quando a pessoa tem dificuldade de sono. O que para a maioria pode ser um problema passageiro, no entanto, torna-se um “pesadelo” para quem sofre de distúrbios do sono, como insônia ou hipersonolência diurna. Em ambos os casos, é imprescindível tomar cuidados médicos apropriados, buscado auxílio médico.


Os períodos de privação do sono (noturna e diurna) cresceram desde a implementação da luz eletrica/à gas, fazendo da questão um desafio à saúde pública.


A cultura, crenças, ambiente e hábitos da vida do paciente interferem diretamente no seu sono e é fundamental seu conhecimento para o profissional que avalia o sono. Hiperconectividade, exigências profissionais e preocupações em geral fazem com que se busque cada vez mais produtividade em detrimento dos períodos tradicionalmente recomendados para descanso.


Distúrbios do sono manifestam-se das mais variadas maneiras. Eles podem ser causados por fatores ambientais e hábitos pessoais, ou por consequência de transtornos neurológicos. E é a combinação entre esses fatores que pode provocar ou agravar quadros patológicos – prejudicando, assim, a qualidade de vida do paciente.

A baixa qualidade do sono pode ocasionar prejuízo neurocognitivo, nos casos mais graves.


Por ser uma patologia crônica, a insôniase manifesta e persiste por períodos maiores, podendo durar por meses. Ela se caracteriza de diferentes formas. Por exemplo como a demora para pegar no sono, acordar precoce ou sentir, pela manhã, que o sono não foi reparador. E pode resultar em cansaço, falta de concentração, facilidade de sono durante o dia, variações comportamentais, como a irritação, e perda de reflexos. Transtornos do sono são porta de entrada para todos os transtornos mentais, sendo, inclusive, fator de risco o para suicídio.


Não existe uma cota “certa” de sono. O ideal, para um ciclo completo de sono é a duração de 6-10 horas, mas varia grandemente de acordo com as características de cada pessoa. Recomenda-se ao menos 8 horas de sono, para facilitar entendimento geral, as a quantidade de sono ideal é aquele no qual a pessoa acorda revigorada e mantém-se com sua produção normal durante o dia.

Postagens
Arquivo
Redes Sociais
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page