top of page

Blog

Síndrome de Ganser

Sigbert Ganser (1897) descreveu uma patologia observada em três presos que denominou Síndrome de Ganser (SG), e caracterizada por respostas aproximadas, embotamento de consciência, alterações histéricas neurológicos e alucinações. O início e a remissão são muito abruptos e completos, com amnésia e subsequente perplexidade e sem intencionalidade consciente.


O sintoma mais representativo são as respostas aproximadas, com agir rude e estereotipado. Entretanto, o mesmo pode aparecer em outros distúrbios, como demência, esquizofrenia, detre outros. Podem aparecer a paralogia e distúrbios do pensamento psicótico.

Com a evolução do conceito nosológico, vários re-batismos foram dados ao transtorno: Estado crepuscular histérico, Estado hipnóide, Estado de semi-lucidez, Infantilidade histérica, Psicose de prisioneiros, Síndrome do absurdo, Simulação patológica, etc. Ainda, foram estabelecidos 4 características principais, e a ausência da necessidade de ser restrito de liberdade: a) respostas aproximadas, b) turvação da consciência, c) sintomas conversores, e as d) pseudo-alucinações visuais ou auditivas.


Ganser a descreveu-o como um dissociação de origem histérica, com um transtorno de personalidade possível, com base histérica. Segundo ele, acontece numa tentativa do inconsciente de fugir de uma situação intolerável, onde a dissociação vem no sentido do ganho secundário de se evitar o confronto com a situação intolerável. Há um caráter reversível com o tempo, amnésia seletiva subsequente, manifestações sensoriais e uma expressão clínica involuntária, o que a difere de simulação e Transtorno factício (compulsão). Mas há os que a enquadram como transtorno psicótico pela alteração na forma de pensamento e alterações sensoriais (alucinações auditivas). Além disso, GS foi descrito em fases prodrômicas de esquizofrenia e há casos com sintomas catatônicos e, há autores que a classificam dentro de etiologia orgânica, como trauma cerebral, psicoses funcionais e estados confusionais orgânicos secundários uma encefalopatia de monóxido de carbono, dano cerebral e vício múltiplo, tumores, neurossífilis, alcoolismo, Síndrome de Korsakoff, demências, etc.

Comentários


Postagens
Arquivo
Redes Sociais
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page